domingo, 11 de maio de 2014

Artistas da Francophonie

"La musique exprime ce qui ne peut être dit et sur ​​lequel il est impossible de se taire." - Victor Hugo 
(Música expressa o que não pode ser dito e sobre o qual é impossível se calar)


E cá estou eu, de volta ao Brasil. Pois é. Mas logo logo estarei novamente na terra do maple.

Enquanto isso.

Pensei o vôo inteiro em artistas francophones - que falam francês como língua materna - e percebi que grande parte dos escritores e artistas que eu gosto são francophones. Neste post, portanto, lhes trago um pouco sobre cada um deles. (Ah, como meus professores do curso de francês ficariam orgulhosos...)




Victor Hugo

Sua obra mais famosa, recentemente transformada em filme, é Os Miseráveis. Já  li o livro, na íntegra, três vezes, e é um dos meus livros favoritos. O que é realmente surpreendente, levando em conta que eu não gosto muito de livros "sobre a realidade". Mas é, tá ai.
Nascido na França em 1802, o cara foi um dos maiores romancistas de sua época, escrevendo romances, peças de teatro e poesia. Foi também um ativista dos Direitos Humanos, que na época estavam em cheque; resultado das inúmeras revoluções  pelas quais a França havia passado. Foi daí que veio a inspiração para Os Miseráveis.
Já devo ter citado essa obra várias vezes, e ainda vem post só sobre ela. Um dois maiores trabalhos literários de todos os tempos. O enredo trata da vida de Jean Valjean, um cara muito pobre que rouba pão para alimentar a família e acaba preso por 19 anos. Toda a história se desenrola a partir disso, trazendo personagens como Javert, policial que persegue Valjean a vida toda, e Os Thenardier, casal de vigaristas que tentam se aproveitar de tudo.



Gaston Leroux


Engraçado que quando se fala o nome dele, quase ninguém conhece, mas quando se fala obra, a reação é ao contrário. O Fantasma da Ópera. Novamente, um dos meus livros e musicais favoritos, sobre o qual já fiz um post... Posso até fazer outro, a obra é realmente genial.
Leroux, nascido também na França em 1868, começou sua carreira literária escrevendo em jornais. Devido ao sucesso, passou a escrever livros e peças teatrais. Durante o período em que era jornalista, Leroux foi parte de um caso policial sobre um assassinato nas catacumbas da Ópera Populaire, a casa de shows que é palco das epopéias de seu Fantasma.
Alguns anos mais tarde ele publicou livro, provavelmente inspirado no fato. Apesar da importância do romance no musical, o livro tem um tom mais sombrio. Aqui o Fantasma é realmente um monstro. O romance traz fortes traços do Mal do Século, período do romantismo no qual a mulher ideal era vulnerável e frágil e as histórias pareciam mais de terror do que romance (na minha opinião);  não existia final feliz do casal junto.





Édith Piaf


Quem é que nunca escutou La Vie En Rose, vai? Quando estive em Paris, todo o lugar que eu visitava a música tocava na minha cabeça.
Nascida na França em 1915, Édith Piaf se tornou a verdadeira diva do país, e também uma das artistas francophones mais conhecidas pelo mundo todo. Sua música é conhecida por refletir a própria vida, sendo que todas tratam de amor e tudo o que vai junto.
Abandonada pela mãe ao nascer, ela foi criada pelo avó e pelo pai. Até que, quando seu pai se alistou no exército para a Primeira Guerra Mundial, ela foi levada até a mãe, que era dona de um prostíbulo na Normandia. A partir daí ela foi criada pelas prostitutas que viviam lá. Segundo relatos, ela foi vítima de experiências sobre as quais não se tem muitos detalhes, e foi cega dos três aos sete anos.
Eventualmente foi descoberta pelo dono de uma boate, Louis Leplée, e se tornou famosa com a ajuda dele. Mesmo com um distúrbio de ansiedade (e a estatura de 1 metro e 42 centímetros), ela se tornou uma das maiores estrelas da França.



Agora pensando nesses artistas, eu me dei conta de que a maioria deles mal teve participou do século XXI!!! Teria a arte francesa ficado obsoleta? Na minha humilde opinião, não.
Eu sigo aquela teoria de que quem foi rei nunca perde a majestade. Mas não é assim que o mundo funciona. Hoje existem poucos artistas francophones mundialmente conhecidos, e os que são realmente famosos o são por se envolver na maquina industrial de arte que é Hollywood. Existem vários, no entanto, como Audrey Toutou (O Fabuluso Destino de Amelie Polain; O Código DaVinci), Marion Coutillard (A Origem; Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e até a Audrey Hepburn, nascida na Bélgica, estrela de vários clássicos como Bonequinha de Luxo e My  Fair Lady.




Mas existem sim artistas francophones famosos hoje. Talvez o sucesso deles tenha sido mais difícil  de conseguir por causa da indústria americana, mas estão por aí sim. Um deles, que eu conheci recentemente, é Stromae, um cantor de hip hop nascido em Bruxelas. Seu nome verdadeiro é Paul Van Haven, mas seu pseudônimo é muito mais conhecido. Seus maiores sucessos são Papaoutai, Formidable e Alors On Danse. Pessoalmente eu gosto bastante das músicas dele, e meu desafio pessoal é entender a letra sem procurar na internet.



Eu particularmente, adoro música francesa e estou procurando mais artistas francophones para treinar meu francês. Alguém tem alguma dica? Ou quem sabe quer alguma dica? Se  for o caso comentem aí!!!

“Qui dit fatigue dit réveille encore sourd dela veille; alors on sort pour oublier les problèmes”  -  Stroemae
(Aqueles que se dizem cansados, levantam atordoados da noite anterior, mesmo que saiamos para esquecer nossos problemas)

Music Junkie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sing.