domingo, 8 de junho de 2014

Top 8 Fatos Curiosos de Música

"Music is a higher revelation than all wisdom and philosophy." - Ludwig Van Beethoven

Então, galera. Hoje eu decidi fazer uma lista. Mas não é qualquer lista, não. (Atenção, se você assistia Pokémon, lembra quando dava um close-up, fazia um barulho estridente e um personagem gritava uma revelação? Imagina isso!!!) É UMA LISTA DE FATOS SUPER LEGAIS E ESTRANHOS SOBRE MÚSICA! Enfim, let's get this show on the road.



1. Os Castrati


Na época do começo do teatro - Iluminismo, Renascimento -  pela Europa toda, não era permitido que mulheres se apresentassem. Então algum italiano (meio sádico) descobriu que, cortando fora os testículos dos meninos antes da puberdade, eles passavam a ter uma voz mais afeminada, capaz de alcançar notas mais agudas. Fala-se que as apresentações dos Castrati  (mexa as mãos quando falar) eram tão espetaculares que tinha gente voluntariando os filhos para fazer parte deles. Esses sim faziam de tudo pela arte...



2. Frequência cardíaca acompanha música


Sabe aquela coisa de que música acalma? Então, quando nós ouvimos uma música mais tranquila, segundo alguns estudos, o nosso cérebro "sintoniza" o ritmo e manda um sinal para o coração, que bombeia na mesma frequencia. Ou seja, quando você ouve funk, seu coração pula na balada fluminense que nem aquela merda. Depois fode a consulta com o cardiologista e ai já viu... 


3. Guitarristas que não sabem afinar guitarras


É tanta lenda que se encaixa aqui que impressiona. Tem que admitir, afinar guitarra é um porre. Eu acabo adaptando o que estiver tocando muitas vezes, por pura preguiça, estratégia roubada do Joe Perry, guitarrista do Aerosmith. Ele e Keith Richards são dois exemplos disso.



4. A Very Jelly Baby Problem


Segundo consta, os Beatles tinham muitos problemas com fãs jogando Jelly Babies (aquelas jujubas de 6 x 10²¹³³¹² sabores com um formato de bêbê gordinho) na banda, depois que George Harrison declarou seu amor pelo doce. Já tendo sido fã, eu sei como é a histéria de estar perto do ídolo e olha, depois de tanto sutiã, calcinha, cueca que eu já vi jogando em ídolos num show, não chego a me impressionar. Ui!


5. Lefty Hendrix


Jimi Hendrix, nascido canhoto, foi forçado pelo pai a aprender a usar a mão direita, inclusive para tocar guitarra. Até algumas décadas atrás, dizia-se que ser canhoto era coisa do diabo. Amarrava-se a mão esquerda para que a criaça tivesse que usar a mão direita.



6. Som Intestinal... Literalmente


Quando surgiram os primeiros violões, não havia conhecimento nem tecnologia para fazer cordas como temos hoje. Os únicos "tecidos" resistentes e ao mesmo tempo flexíveis eram feitos de tripas de ovelha. Principalmente na Península Ibérica. Caralhos me mordam, que aflição da porra!!!! E pensar que tem instrumento de tripa de gato no Brasil.


7. Sincronizado


Sabe o que eu disse sobre o cérebro sintonizar o ritmo? Um dos únicos momentos em que as sinapses nervosas de duas pessoas se sincronizam é quando elas cantam um dueto. Para poder completar uma música inteira, as duas partes tem que estar na mesma página. Isso se aplica a tons de voz que encaixem, ouvido para ritmo e qualidade da música.


8. Década apagada


O vocalista do Aerosmith, Steven Tyler (AMO) diz não lembrar claramente da maior parte dos anos 70, que foi justamente quando a banda despontou, abrindo para várias bandas de quem depois se tornaria conhecida, como o Led Zeppelin. Era tanta droga e álcool, que eles zeravam o que ganhavam por show. E mesmo assim tão tudo vivos todos. Mas não pense que eles conservaram o corpo em uísque e coca (-ína): antes as drogas eram bem menos puras, menos potentes, logo, principio ativo por principio ativo (baixou o Heisenberg aqui), eles consumiram menos do que aquela menina que deu depoimentos contra drogas na sua escola - e definitivamente menos do que seus amiguinhos "broders da pesada" que dão P.T. com Guaraná. Pois é, nada de metanfetamina azul para os meus lindos bebês (vovôs) do rock.




E ai, curtiram os fatos? Conhece algum que não tá aqui? Comente!

E só pra finalizar: assistam aí a música mais weird que eu já ouvi (BADUMTSSSSS):




"Without music life would be a mistake." - Friedrich Nietzsche



Music Junkie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sing.