domingo, 1 de junho de 2014

Ole, Ola...

"When I'm dead I want to be remembered as a musician of some worth and substance" - Freddie Mercury

Eu sei que já falei de Copa esses dias, mas hoje não estou aqui pra entrar em polêmicas sociais não. Hoje eu vou falar da música, e do álbum, gravados como trilha sonora do evento.

Pois é. Tem isso aí, agora.

Hoje em dia se usa muito desse tipo de marketing no mundo da música. E a ideia é realmente boa. Usa-se da publicidade automática criada por um evento de grandes proporções para divulgar artistas de todos os tipos. O bônus aqui é que o artista é quem é beneficiado, principalmente pelo exposure, e não uma empresa atrás de lucro (não que eu seja contra - não acho que tem alguém que goste tanto de capitalismo como eu. Gosto mesmo, porra!!! Tolerância zero com gentinha que se diz de esquerda mas anda com moletom da Abercrombie e o mais novo smart phone).



Não acho que o CD da Copa, acabe, contudo promovendo alguém em especial. É mais um punhado de músicas com um tom de pop, meio latinas, agitadas e com uma pitada de português aqui e ali. Não é nada de especial ou memorável e também nem precisa. A música aqui serve apenas para dar o tom ao ambiente, digamos - set the mood - mas nada além disso. Diga-se de passagem que parece muito com o tom da música da última Copa.

Na boa, acho genial o Pitbull e a JLo produzirem tanta música juntos. Atenção, não estou dizendo que eles fazem as melhores canções de todos os tempos. Mas o estilo de música deles combina, vende bem, eles ganham dinheiro... Por mim, tudo certo.

Os protagonistas do CD - Pitbull, Jennifer Lopez e Shakira - não precisam nem um pouco do tal marketing, diga-se de passagem; eles já fazem bastante sucesso sozinhos. Não sou especialmente fã de nenhum, mas aqui eles não se propõe e fazer nada mais do que canções pop e alegres; não que o Pitbull costume fazer coisas muito tristes . Todas as músicas dele são iguais para mim. Ouvi muita gente reclamando, mas na boa, o que você esperava? Considerando precedentes brasileiros, saiu muito melhor do que eu pensava.

A música tema, We Are One (Ole Ola) é animada. A letra tem uma mensagem decente e acima de tudo, NÃO É FUNK. MENOS A CLAUDIA LEITTE, EU NÃO GOSTO DA CARA DELA. Mas olha, eu até que gostei, e não é meu tipo de música. O clipe também não tem tanta mulher pelada quanto se espera...


As outras faixas do CD ficaram meio apagadas com relação a essa, na verdade. Sou suspeita pra falar, já que não gosto muito desse tipo de música. Ficou parecendo um daqueles CD que tinha de verão, sei lá, SUMMER EVOLUTION 54, com musiquinhas felizinhas tudo igual.

A música Dar Um Jeito (We Will Find A Way) é quase idêntica a We Are One. É uma batida upbeat, com uma voz de um cara jovem cantando alguma frase de efeito meio brega e um rap no meio. Essa sim,típica  trilha sonora de verão. Meio irônico, sendo que agora é inverno no Brasil. Mas acho que no final essa é a vibe que estão passando. Um pouquinho de criatividade ,vai, s'il vous plaît?


Já a música La La La, da Shakira feat. Carlinhos Brown, saiu bem dos padrões: menos batidas tropicais (o que até ai, não significa nada). Na verdade, achei eletrônica demais. Me lembrou gente fritando por aí, não Copa do Mundo ou uma coisa dessas. Alas, é isso que a juventude faz hoje em dia, então talvez seja mesmo o pique.


A música Tico Tico, um remix da original de Carmen Miranda, ficou, por outro lado, SURPREENDENTE.. Realmente gostei. Me lembra da época boa da música nacional, aquela que eu consigo gostar. Representa um lado do Brasil menos nojento, sem a porcaria do funk; quase da vontade de ficar aqui no dia dos jogos pra ver -QUASE


Mas ficou legal. É bom chamar a atenção do estrangeiro para essas nuances da nossa cultura. Seria uma atenção mais positiva do que a que está sendo gerada agora ao redor do evento todo. O ritmo alegre relembra um pouco daquela hospitalidade que dizem que o Brasil tem. Remete a um som mais simples, mais bem estruturado, que vem da Bossa Nova.

Agora tem um volume do CD que merece um comentário a parte...


A PORRA DO LEPO LEPO ESTÁ NESSE CD!!!!!! MAS QUE CARALHOS... ???

PORQUE? Posso, por favor, saber por que? Essa merda não representa porra nenhuma. Não tem nem tradução. Caralho, o que você responde pra um estrangeiro se ele te pergunta o que é Lepo Lepo? Piadinha interna? É o caralho, são eles que riem dessa merda. Literalmente, eu tive de explicar prum estrangeiro esses dias o que significava o Lepo Lepo. EU OUVI ISSO NO CANADÁ!!! Falei um monte de palavrão mesmo, o blog é meu e essa porra me dá dor de barriga. Já que tá todo mundo na vibe de protesto, bora juntar um contra esse absurdo! Pena que não juntaria nem dez pessoas...


Quem ai topa? Quem não topa? Quem acha que eu sou idiota e deveria levar mais tapa na cara? Quem não acha nada?

Conte pra gente aí em baixo!!!

--------------------------------------------------------------------------

NOTA DO EDITOR:

E antes de acabar eu queria deixar uma menção... honrosa (?!) para este clipe que o 9gag postou alguns dias atrás e que me deu a ideia de sugerir este tema para a Music Junkie:



Eu, particularmente não sou fã dos Vengaboys e achei o vídeo acima de tudo bizarro e música desinteressante. Existem formas de sexualizar seu produto e está definitivamente não é uma delas.

------------------------------------------------------------

"Transformaram o país inteiro em um puteiro, pois é assim que se ganha dinheiro!"- Cazuza


Music Junkie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sing.